quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Microsoft Bloqueia Linux?

Hoje, numa tarefa de criar uma conta para um novo serviço que a Microsoft anda a disponibilizar online (basicamente MSN para Web mesmo da parte da Microsoft e não de outro, como atualmente existe), notei estranhamente que alguns links não estavam funcionamdo, entre eles http://messenger.live.com/ e http://join.msn.com/ (links que precisava para aderir ao tal serviço). Tinha notado também que o Hotmail não aparecia na página inicial da MSN , mas como não uso hotmail (estava com a conta do cliente), não dei muita importância. Pensei simplesmente que estivessem com algum problema.



Falei sobre o assunto no Twitter e estranhei quando me começam a dizer que funciona e eu não consigo que os links funcionem.
Numa espécie de “click”, e não acreditando que fosse esse o problema, perguntei quais os sistemas operacional que estavam utilizando e eis que me surpreendo quando dizem “Windows” e “Mac”. Comecei imediamente a desconfiar que os sites estivessem a bloquear pelo fato de usar Linux e fui fazer o teste, com o Windows.
Ainda antes de ter tempo de fazer o teste, uma “quase-confirmação” quando uma das pessoas que tinha Windows experimenta Android e é também “bloqueado” o acesso ao site.

O meu teste confirma que com Windows funciona e Linux não.
Não quero entrar em conclusões precipitadas e dizer que estão a bloquear propositadamente qualquer pessoa que estao utilizando dispositivos Linux, pois pode ser alguma funcionalidade específica da Microsoft que só funcione em Windows e que tenha suporte em Mac.
De qualquer das formas, queria apenas avisar e deixar o meu pensamento:

Que é estranho, lá isso é!“.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Windows: Como fechar a tampa do portátil sem suspender

Provavelmente já se deparou com uma situação deste tipo: precisa se ausentar do Note, bloqueia-o com a tecla de atalho Win+L se o quiser proteger com a sua password, e por fim, fecha a tampa.
Quando volta, repara que este estava suspenso e consequentemente a sua ligação à Internet caiu. E se estava recebendo ou enviando um arquivo? Esta é, a meu ver, uma situação bastante irritante, mas tão simples de se resolver!



A solução para este “problema” é simples: basta mudar a acção executada quando se baixa a tampa do portátil.

Windows XP

Clique com o botão direito do mouse sobre o Ambiente de Trabalho e selecione “Propriedades”.
Na aba “Protector de tela”, clique no botão “Energia…”.

portatil_energia_01

Na janela seguinte, selecione a aba “Avançadas”.
Na área “Botões de energia”, altere o valor da caixa “Ao baixar a tampa do portátil” para “Não fazer nada”.

portatil_energia_02_small

Confirme as suas alterações clicando sucessivamente em “OK” até fechar todas as janelas.

Windows Vista/Seven

Abra o Painel de Controlo e navegue até Hardware and Sound > Power Options .

energia_04_small

Na janela em questão seleccione “Choose what closing lid does”.
Na área “When I close the lid”, altere o valor da(s) caixa(s) de seleção para “Do nothing” e por fim confirme com “Save Changes”.

energia_05_small

Como pôde observar, situações irritantemente simples requerem soluções agradavelmente simples!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Proxies o que são?

Um servidor proxy é um sistema de computadores, ou uma aplicação que atua como intermediário entre os pedidos de recursos de outros servidores, efetuados pelos clientes.

 



Um cliente liga-se ao servidor proxy requisitando um serviço disponível em outro servidor, por exemplo a requisição de um arquivo, uma página Web ou outro recurso.
O servidor proxy verifica se o pedido não vai de encontro a nenhuma regra de filtragem estipulada, por exemplo podem haver filtros relacionados com endereços www, IP e/ou protocolos.
Se o servidor validar a requisição do cliente, então efetua o pedido do recurso em nome do cliente.

Uma aplicação prática de um servidor proxy:
Imaginemos uma empresa com muitos servidores e computadores na mesma rede sob controlo de um único servidor, este servidor não possibilita a ligação individual à internet com regras específicas para cada um dos servidores anteriores. Um servidor proxy cria a possibilidade de ligar cada servidor com regras individuais .
Existem vários tipos de servidor proxy:

Proxy de cache

Um servidor proxy de cache, é um servidor que guarda as respostas ás requisições dos clientes. Ao invés do servidor requisitado responder ao pedido do cliente, o servidor proxy responde, encaminhando a resposta armazenada do servidor requisitado, possibilitando assim uma maior rapidez no tratamento dos pedidos.

Proxy de Web

Uma proxy que trata apenas de trafego WWW, é chamada de Web Proxy. A utilização mais comum de uma Web proxy é servir como cache de páginas Web. Algumas destas proxies filtram páginas Web ou protocolos, como por exemplo o Gtalk, msn, etc…
Há uns tempos atrás, na época do modem de 56Kbps, alguns ISP’s tinham proxies que diminuíam a qualidade das imagens, permitindo uma navegação mais rápida na Internet.

Proxy de filtro de conteúdo

Uma proxy de filtro de conteúdo, como o próprio nome indica, é vocacionada para filtrar páginas da internet em alguns meios, trabalho, escolas, bibliotecas, etc…
Estas proxies, para além de filtrar URL, DNS, tipos MIME e palavras, servindo por exemplo, para não deixar alunos de escolas com acesso a pornografia e outros conteúdos, de maneira a tornar a navegação mais segura.
Para além do descrito acima ainda podem suportar autenticação, produção de registos de atividades, monitor de atividade por utilizador, estatísticas, antivírus e anti-malware.

Proxy Anonimizadora

Uma proxy anonimizadora, é usada para esconder o utilizador, um dos tipos mais comuns das proxies anonimizadoras, são as open proxies, devido à sua dificuldade de rastrear. As open proxies são usadas desde políticos importantes a criminosos informáticos.
No entanto, nem tudo é rosas, os pedidos entre os clientes e a proxy não são anónimos, tendo assim que haver confiança entre os clientes e a proxy.
Algumas proxies anonimizadoras, podem reencaminhar cabeçalhos de pacotes IP contendo linhas como “HTTP_VIA, HTTP_X_FORWARDED_FOR” ou “HTTP_FORWARDED” que podem também conter o endereço IP do cliente.
Algumas proxies do tipo elite ou de anonimidade elevada, incluem no cabeçalho dos pacotes IP a linha “REMOTE_ADDR” com o endereço IP da proxy em vez do endereço IP do cliente.

Proxy Hostil

Como existem proxies para o lado honesto, também existem para o lado desonesto, como é o caso de uma proxy hostil. Estas proxies capturam e analisam os pacotes transferidos entre clientes e servidores para procurarem por pares “utilizador : palavra passe”. Por esta razão que é necessário usar ligações SSL para proteger a ligação.

Proxy de intercepção

Uma proxy de intercepção, combina um “router” ou uma “gateway” normalmente com capacidades NAT. Servem para não ser preciso configurar nenhuma proxy no lado do cliente. Este tipo de proxies têm politica de controlo de “Active Directory”, DHCP e detecção automática de proxies.
Podem também ser usadas por ISPs para poupar alguma largura de banda no upload e para melhorar os tempos de resposta aos clientes, usando a sua cache.

Proxy Transparente e não transparente

Uma proxy transparente, é uma proxy que só altera os pedidos e respostas dos clientes para colocar no campo a autentificação dos utilizadores.
Uma proxy não transparente é uma proxy que altera os pedidos dos utilizadores para permitir o controlo de serviços como o de anonimização.

Proxy recursivo

Um servidor de proxy recursivo é um servidor que se encontra instalado antes dos servidores Web de maneira a que todo o tráfego da internet direccionado aos servidores Web passe sempre pela proxy.
Este servidor proxy é usado com os seguintes objectivos:
  • Cifrar ou acelerar o protocolo SSL de maneira a que todos os servidores por de trás desta proxy tenham as ligações cifradas por SSL. Também tem a funcionalidade de deixar de ser necessária a configuração de vários certificados para as diferentes máquinas, passando apenas a existir um único para a proxy.
  • Balanço de carga de servidores: Este tipo de proxy consegue distribuir a carga entre os diversos servidores Web reescrevendo o URL.
  • Capacidade de cache.
  • Compressão de pacotes.
  • Capacidade de reduzir a utilização dos recursos causado por clientes lentos, guardando em cache os pedidos e respondendo à medida da velocidade do cliente.
  • Melhora a segurança dos servidores Web.

Proxy de túnel

Este tipo de proxy é usado para escapar ás politicas de controlo de acesso feitas pelas empresas desbloqueando as páginas Web bloqueadas.
Esta proxy recebe os pedidos dos clientes, efectua-os e no fim transmite o resultado ao utilizador, fazendo que este esteja a navegar na internet apenas por uma página.
Mas é necessário ter cuidado, pois podem haver proxies destas que escondem servidores com intenções ocultas, como recolher informações pessoais dos computadores. Por isso é desaconselhado fazer compras online por servidores proxies de túneis.

 

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Microsoft Calculator Plus 1.0

A Microsoft, a par das grandes suites de aplicações, desenvolve pequeno aplicativos que ajudam o utilizador no seu dia-a-dia. São ferramentas como o Microsoft Calculator Plus, entre outras. Existe no Windows uma calculadora, mas não existe nenhum conversor. Esta pequena lacuna poderá ser resolvida com a instalação do Calculator Plus.



No fundo faz o mesmo que a outra faz, tendo um interface simples, para operações simples e tendo um interface alargado para cálculos científicos.
Além disso, esta aplicações oferece um leque de conversões:

Permite converter:
  • Área
  • Consumo de combustível (motores)
  • Moeda
  • Energia
  • Comprimento
  • Potência
  • Pressão
  • Temperatura
  • Velocidade
  • Volume
  • Peso
O utilizador poder adicionar moedas à tabela existente e pode, através de uma ferramenta existente na calculadora, descarregar automaticamente as taxas de câmbio do Euro a partir do Banco Central Europeu (BCE).
Para quem precisa destas ferramentas e quer uma aplicação Microsoft, esta é uma excelente opção.


Licença: Freeware
Sistemas Operacional: Windows XP/Vista/Win7
Download: Microsoft Calculator Plus 1.0 [475.50KB]
Homepage: Microsoft

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Microsoft Office Live Workspace

Em Outubro de 2007 dávamos a conhecer as intenções da Microsoft em disponibilizar um local online onde o utilizador pudesse produzir e partilhar documentos Word, Excel e Power Point. Seria uma resposta atrasada ao Google Docs e Spreadsheets, no entanto disponibilizaria ferramentas bem mais populares e bem mais úteis pela sua utilização global. Finalmente está disponível, numa versão beta, o Microsoft Office Live Workspace.



Seria um elemento da família Office 2010, pelo menos foi colada a imagem de um serviço extra ligado à nova suite Office, uma cloud que disponibilizaria espaço online para o utilizador criar, editar e partilhar arquivos e documentos Word, do Excel e Power Point.



Depois de se inscrever, poderá:
  • Acessar e partilhar arquivos de qualquer localização.
  • Trabalhar com o Microsoft Word, Excel e Power Point.
  • Usufruir de 5GB de armazenamento online gratuito.
  • Partilhar documentos com senha (controla quem vê e edita).
  • Utilizar no trabalho, em casa e na escola.
Esta nova estrutura da Microsoft encontra-se já disponível no idioma português. Embora esteja disponível, o seu estado Beta supõe alguns melhoramentos futuros, deixo já duas sugestões para os responsáveis: velocidade dos menus. São demasiadamente lentos e compatibilidade com mais browser além do Internet Explorer.


Para iniciar deverá instalar o Assistente de Sessão Windows Live

Quem sabe se num futuro próximo, o nosso ambiente de trabalho seja assim, com as aplicações online e espaço para guardarmos online os nossos documentos.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ligar o Windows Vista a servidor Windows NT4

Há dias precisei de ligar um computador com o Windows Vista Ultimate a um servidor com o saudoso Windows NT4. Aparentemente seria simples visto que essa operação nunca foi nada de especial com máquina equipadas com o Windows XP. A ideia era criar uma unidade de rede para determinada aplicação  à base de dados que se encontrava nesse servidor. Mas sempre que tentava ligar essa unidade de rede era pedida uma password e não havia forma do Windows Vista se ligar ao tal servidor.



Os sistemas evoluem e nós vamos evoluindo com eles, deixamos e esquecemos algumas das coisas que fomos aprendendo ao longo dos anos… dizem que é normal!
Nada como pesquisar um pouco na net e chegar à conclusão que tudo uma questão de permissões de segurança do Windows Vista. Basicamente o Vista apenas utiliza o protocolo de autenticação NTLMv2 e tanto os sistemas mais antigos como os Mac OSX não suportam este tipo de autenticação. Temos de dizer ao Vista que suporte o protocolo de autenticação LM & NTLM.
Como fazemos isso? Há duas hipóteses:
Primeira hipótese
A primeira e a mais simples de resolver é verificar se o Windows NT4 está com a última atualização, com o Service Pack 6, caso não esteja faça a partir daqui o download e deverá ter o problema de autenticação resolvido, pois a partir do Service Pack 4  o NT passou a suportar o protocolo de autenticação NTLMv2.
Mas no meu caso e porque o servidor é antigo e estava pelas ponta (funciona tão bem que nem lhe quero mexer), a atualização não era a solução que pretendo, então vamos “baixar” o nível de segurança do Vista alterando o protocolo de autenticação.


Segunda hipótese
Agora clique na combinação de teclas [win+r] e na caixa Executar (ou na m pesquisa do menu iniciar) escreva: gpedit.msc e clique na tecla Enter.
Navegue agora pelo menu Local Computer Policy -> Computer Configuration ->Windows Settings - >Security Settings -> Local Policies -> Security Options



Descobrir a entrada Network Security: LAN Manager authentication level



e alterá-la para  “Send LM & NTLM – use NTLMv2 if negotiated



Também verifique e altere os seguintes parâmetros:
  • Microsoft Network Client: Digitally sign communication (always): Disabled

  • Microsoft Network Client: Digitally sign communication (if server agrees): Enabled



Feito isto, já poderá tentar ligar-se ao servidor que este terá um novo nível de segurança que permite “negociar” com o Windows NT.
Caso o seu problema seja com um Windows 7 e não com um Widows Vista saiba que o procedimento é exatamente o mesmo. Pode seguir estes passos no seu Windows 7 que o resultado final será o mesmo.

Porque alterou a Microsoft o prococolo de autenticação de LM & NTLMv1 para NTLMv2?
Os melhoramentos recentes introduzidos nos algoritmos de hardware e software do computador tornaram estes protocolos vulneráveis a ataques muito conhecidos para obtenção de senhas de usuários. A Microsoft, no esforço contínuo de comercializar produtos mais seguros para os clientes, desenvolveu melhoras, denominado NTLM versão 2, que optimiza os mecanismos de segurança de autenticação e de sessão. O NTLM 2 foi incluído no Windows NT 4.0 desde o Service Pack 4 (SP4) e é suportado de forma nativa no Windows 2000. Pode adicionar suporte do NTLM 2 ao Windows 98 instalando as extensões de cliente do Active Directory.
Fica aqui este pequeno exemplo das dificuldades que podem ser encontradas quando ligamos sistemas modernos aos sistemas mais antigos. Tudo tem uma solução.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Gmail Notifier Plus 2.0

Existem dezenas de ferramentas que podemos ter nos nossos sistemas operacional para nos ajudarem a controlar o número de mensagens de email, que temos nas nossas diferentes contas.
A grande maioria delas vieram com o Gmail e estão a ele associadas. A ferramenta que trago hoje é apenas mais uma, mas com algumas particularidades que a torna única.



E o que torna o Gmail Notifier Plus único é o fato de ter sido desenvolvido para o Windows 7.
Ou seja, utiliza a propriedade de visualização de miniatura dos programas para nos dar informação sobre a nossa conta Gmail ou Google Apps. A sua utilização é extremamente simples e ainda mais a sua configuração.
Para o configurar temos de, apenas e só, indicar qual o nosso endereço de email Google (ou Apps) e a senha associada. Podemos ainda definir qual o intervalo de tempo em que queremos que seja realizada a verificação de novas mensagens.



Depois de configurado está pronto para usar.
Ao passarmos o mouse por cima do Gmail Notifier Plus, que está na barra de tarefas, somos presenteados com uma caixa de resumo das nossas mensagens.

A informação disponível é a seguinte:
  • Título da mensagem
  • Remetente
  • Texto da mensagem (a primeira linha, se tanto)
  • Data e hora de recepção da mensagem
E podemos “navegar” nas nossas mensagens ou acessar à mensagem.



É ainda possível aceder a muitas outras funções através do botão direito do rato.



Se têm o Windows 7 instalado num dos PC esta é uma ferramenta aideal, pois permite uma utilização inteligente e eficiente das novas características da barra de tarefas.
E claro, permite-nos também gerir a nossa conta de Gmail ou Google Apps de forma fácil e rápida.

Licença: Freeware
Sistemas Operacional: Windows 7
Download: Gmail Notifier Plus 2.0 [1.05MB]
Homepage: Gmail Notifier Plus

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Dica Windows – Mudar o idioma do teclado com 2 teclas

De repente e sem razão aparente o meu teclado deixou de escrever acentos e todos os caracteres não alfanuméricos. Estava tudo trocado ou nem os escrevia. Eu jurava que não tinha feito nada! Mas na verdade…
A resolução normal para este problema passa por um reboot, mas começava a ficar farto de ter de fazer isso sempre que isto acontecia. Tem de haver outra solução! E eu encontrei!



Após alguma pesquisa descobri a raiz do meu problema.
Aparentemente tinha mais do que uma idioma definida como utilizável pelo meu teclado!
E parece que a sequência de teclas Shift e Alt, quando precionadas ao mesmo tempo alteram o idioma associada ao teclado.
Naturalmente que para isso têm de ter mais do que um idioma definida. Se testarem esta sequência e nada acontecer é porque apenas têm um idioma associada!
Testei esse truque e lá voltou tudo ao normal. Simples não? Pois e afinal eu sempre tinha feito asneira! Mas nada que não se resolva facilmente.
E esta sequência de teclas tanto pode ser utilizada em Windows XP, Vista ou 7. Não tive maneira de andar mais para trás na história do Windows, mas desconfio que isto vem muito mais de trás!
Mas e como fazer com que isso não volte a acontecer? Muito simples, basta retirarmos os outros idiomas associadas ao teclado. Mas isto claro se não vos fizer falta.

Windows 7
Acessar o painel de controle e ai dentro procurem por Região e Idioma.
Dentro da nova janela que se abriu escolham a tab Teclados e Idiomas.

imag1_win7

Dentro dessa tab acedam a Mudar de teclado. Aparece uma nova janela e na tab Geral é mostrados os idiomas de teclado que o seu Windows 7 tem instalados.

imag2_win7

Escolham os que querem remover e façam-nos desaparecer. Usem para isso o botão Remover.
Windows Vista
Acessar também ao painel de controle e ai dentro escolham a opção Opções regionais e de Idioma.

Image

Procurem, na nova janela, por Teclados e Idiomas. Uma vez ai escolham Alterar teclados.
Na tab Geral é apresentado os idiomas de teclado instalados. Escolham as que  interessa remover e retirem-nas.

Image2


Windows XP
Porque o Windows XP não é diferente por favor ao painel de controle e ai dentro a Opções regionais e de Idioma.
Ai dentro escolham a tab Idiomas e carreguem no botão Detalhes.

idiioma_teclado01

Nova janela e novo conjunto de opções. Ai dentro, na tab Definições, devem ter presente os idiomas de teclado que têm actualmente instaladas. Escolham as que querem apagar e que, tipicamente, devem ser todas menos o Português.

idiioma_teclado02

A remoção, como seria de esperar, faz-se através do botão Remover.
Para testarem se a remoção foi efectuada com sucesso só têm de usar novamente as teclas Alt + Shift e testarem se conseguem escrever caracteres acentuados.
E eis que fica aqui mais uma dica que pode ser útil. A mim foi!



Resolver problemas no Messenger com o MSN E-FIX

Este  é o primeiro artigo que escrevo sobre problemas no MSN, resolvi falar sobre o MSN E-FIX. Que me parece ser um programa muito útil.



Há uns dias atrás, um amigo meu teve no mesmo dia uma série de erros complicados no Messenger, os quais eu tentei resolver. Uns consegui, outros nem com reza, foi então que decidi procurar na internet programas “dedicados” a resolver esses problemas. Encontrei vários, mas nenhum me resolvia na totalidade os problemas, até que encontrei o MSN E-FIX. Esse sim, foi o “salvador da pátria”.
Este programa tem uma base de dados dos 18 problemas mais comuns no Messenger, mas mesmo que o erro que nos aparecer não esteja contemplado nessa base de dados, existe a possibilidade de mesmo assim ele tentar resolver o problema.
O MSN E-FIX é muito simples de trabalhar, aliás, até os iniciantes em Informática não terão muitas dificuldades em trabalhar com ele.
Antes de mais é necessário apontar o erro que nos aparece no Messenger.

msnefix_1

Depois na interface do programa temos de seleccionar do lado esquerdo o erro que está a aparecer e clicar no Go.



Agora espere que apareça a mensagem “Operation Terminated: Try now to go on Msn” (operação concluída: tente conectar-se novamente ao Messenger).



A principio o problema estará resolvido, mas há um senão, e se o erro que lhe aparece no Messenger não constar da base de dados do programa? É então sugerido pelos produtores do programa que não seleccione nenhum erro e que clique no Go mesmo assim.
Dessa forma fará com que o programa tente resolver através de testes e possíveis reparações o erro que aparece.
Normalmente o MSN E-FIX resolve o problema, mas também não nos podemos esquecer que o erro pode advir dos servidores da MSN. Nesse caso a única coisa que pode fazer é esperar que tudo volte ao normal da parte deles.

Deixo aqui também uma lista dos erros mais comuns que podem aparecer no Messenger.
  • Erro 80EE0088 ou 80EF01F8 – Problema nos servidores do MSN, para o resolver tem de esperar que eles resolvam o problema.
  • Erro 81000314, 81000377 ou 81000378 – Problema com a sua lista de contatos que não está disponível pelos servidores do MSN. Aguardar é a única solução.
  • Erro 80048820 – Data ou hora no seu computador erradas. Corrija essa situação e o Messenger funcionará.
  • Erro 81000395 – Login errado, verifique o nome de utilizador e password que está a introduzir.
  • Erro 81000303 – Erro no seu Live ID, verifique se está a introduzir correctamente, ou vá ao site do Live ID verificar se o seu Live ID se encontra activo.
  • Erro 80072efd – A sua firewall ou proxy está a impedir o acesso. Verifique as configurações.
  • Erro 81000301 – Cache DNS ou Proxy com problemas. Limpe a cache (Execute o seguinte comando ipconfig /flushdns e clique em OK.
  • Erro 80072f0d – Problema na cache SSL. Desta vez é o cache SSL, feche o Messenger e vá ao Painel de Controlo – Conexões de Rede e de Internet – clique em Limpar Estado SSL e clique em OK.
  • Erro 81000370 – Aplique a solução dos dois erros anteriores.
  • Erro 81000344 – Problema do Proxy. clique em Opções dentro do Messenger e no menu Ferramentas. Conexão – Configurações Avançadas – exclua todos os textos das caixas HTTP, Nome do utilizador e Password.
  • Erros 81000362 ou 80048869 – Deve estar a trabalhar em modo Offline.
  • Erro 80072ee6 – Erro num dos arquivos do Windows. Executar – introduza o seguinte comando %windir%\system32\regsvr32 %windir%\system32\msxml3.dll e reinicie o Messenger.
  • Erros 80040111 ou 8004015 – Utilize a solução anterior.
  • Erro 80EE001C – Erro nas configurações de rede, peça ajuda ao seu administrador de rede.
  • Erro 80004005 – Desinstale a versão que tem e instale a nova versão. Problema resolvido.
Fico no aguardor de um Feedback da parte dos leitores.
NOTA: Password para descompactar -> sealsystem
Licença: Freeware
Sistemas Opercional: Windows 2k/XP/Vista/Win7
Download: MSN E-FIX 1.0.7 [197.48KB]
Homepage: MSN E-Fix Homepage

domingo, 4 de outubro de 2009

XdN Tweaker 0.9.2.0

O XdN Tweaker é mais uma aplicação gratuita, para personalizar não só o Windows 7, Vista mas também o Windows XP e Windows Server 2003. Dependendo do sistema operacional que está utilizando, as opções do XdN Tweaker são automaticamente adaptadas.

Como todos os outros tweakers, o XdN Tweaker permite-lhe ter acesso a determinadas opções que não estarão, de outra forma, ao alcance do usuário comum.
Poderá ter acesso a algumas informações relativas à máquina, poderá alterar a interação do UAC e mesmo desligar esta ferramenta de segurança, poderá mexer com o estado de hibernação da máquina, gerir o nível de direitos de um utilizador, otimizar as opções disponíveis nos menus de contexto… e muito mais.




É uma ferramenta que poderá auxiliar o utilizador que queira adaptar ainda mais o seu Windows ao seu modo de trabalho.
Nesta versão foi incluído também total suporte ao Windows 7, sendo agora também possível ajustar muitos parâmetros no novo Windows da Microsoft.
Não necessita de instalar, se for essa a sua vontade, baixando o .zip. Para executar no Windows XP e Windows Server 2003 é necessário o .NET Framework 2.
Licença: Freeware
Sistemas Operacional: Windows XP/Server 2003/Vista/Win7
Download (Zip): XdN Tweaker 0.9.2.0 [279.14KB]
Download (Setup): XdN Tweaker 0.9.2.0 [379.10KB]
Homepage: XdN Tweaker