quarta-feira, 28 de abril de 2010

Microsoft apresenta novo Windows Live Messenger

A nova versão do programa de comunicação instantânea utilizado por mais de 320 milhões de pessoas, foi hoje apresentado em São Paulo, Brasil, durante a visita do CEO da Microsoft, Steve Ballmer.
Esta nova versão tem imensas funcionalidades e está como é normal, cada vez mais social.


Este novo Messenger apresenta diversas novidades, e quase todas focadas em juntar todos os nossos contatos das várias redes sociais num só local. Mas o Messenger vai mais longe, e permite uma integração até com o nosso celular, permitindo-nos conversar por SMS com os nossos contatos do Messenger.

Entre as inúmeras novidades destacamos:
  • Integração de resultados do Bing;
  • Messenger Connect;
  • Destaques sociais;
  • Lista de contatos única;
  • Sincronização das atualizações de estado;
  • Messenger por SMS;
  • Messenger para smartphones;
uma das features que parece mais interessantes é o Messenger Connect, que permite que qualquer Web site integre o Messenger, levando assim o Messenger a fazer o papel de uma rede social mais privada.
Gostámos ainda do fato de sincronizarmos todos os contactos das diversas redes sociais num só local, o que permite centralizar toda a informação.


Quanto ao Messenger no velular, uma aplicação nativa da Microsoft, vai ser lançada para o Windows Phone (obviamente), iPhone e Blackberry. Ainda não se sabe de nenhuma versão Android mas não nos parece que seja impossível de acontecer.
As primeiras imagens do Messenger para iPhone já apareceram no Neowin e mostram um sistema de mensagens simples onde podemos ver a transferência de arquivos, que é algo que nos agrada bastante. Logo que disponível, teremos uma análise desta aplicação que nos parece bastante util..

Mas nem tudo são redes sociais e a Microsoft tratou de trazer mais melhorias para todos os gostos:
  • Conversas com vídeo em alta definição;
  • Acesso ao Messenger via messenger.live.com;
  • Mensagens de Vídeo;
  • Possibilidade de ter todas as conversas numa só janela;
Concluindo, estamos perante um enorme upgrade de uma aplicação que (quase) todos utilizamos no dia-a-dia e, que ao que parece, vamos passar a utilizar mais devido à sua capacidade para integrar todas as redes sociais numa só. Vamos esperar para ver se esta versão corresponde às expectativas, mas sentimos que esta é uma versão sólida, que só vai ter a ganhar com as versões na Web e no celular.
Após o seu lançamento que ocorrerá nos próximos meses, o novo Messenger poderá ser transferido a partir do endereço http://download.live.com.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Política de Segurança

Talvez alguns possam achar estranho o título... Como pode ser (2) se não foi postado o (1)... Calma! É meio que uma continuação do post do Adilson.
Em vez de colocar como comentário, pensei em postar separado por causa do tamanho. Vamos lá.
Cá estava eu a ministrar o cap. 4 do módulo 4 do CCNA quando me deparei com o assunto no item 4.1.6 "A Política de Segurança Corporativa". Na verdade é um B-A-BÁ, pois trata-se de um item dentro do cap. 4 apenas, mas o que me chamou a atenção foi que existe uma RFC para isso. (adoro RFCs! hehe).

O que é uma Política de Segurança?

Vamos responder a essa pergunta com uma definição:

"Uma política de segurança é uma declaração formal das regras que as pessoas que recebem acesso à tecnologia e aos ativos de informações de uma organização devem seguir."

Esta definição está na RFC 2196.

Uma política de segurança beneficia uma organização das seguintes formas:
  • Fornece um meio para auditar a segurança de rede existente e comparar os requisitos com o que está implantado.
  • Planeja melhorias de segurança, inclusive equipamento, software e procedimentos.
  • Define as funções e as responsabilidades dos executivos, administradores e usuários da empresa.
    Define qual comportamento é e qual não é permitido.
  • Define um processo para tratar incidentes de segurança na rede.
  • Habilita a implementação de segurança global e a aplicação, funcionando como um padrão entre sites.
  • Cria uma base para ação legal se necessário.
Enfim, garantir a Segurança de TI de uma empresa não se resume apenas a instalar anti-vírus, firewall, monitorar acessos, etc. É necessário escrever e divulgar os direitos e deveres de todos os colaboradores e executivos da empresa.

Cabe ainda ressaltar que atualmente a Justiça reconhece a prerrogativa da empresa em impor suas "vontades" em relação ao uso da tecnologia da informação. Assim o usuário não vem com aquela história de que ao monitorar a rede, a empresa estaria invadindo sua privacidade. Por isso, torna-se ainda mais importante criar e divulgar a Política de Segurança de TI nas empresas.

Então pessoal, como é a Politica de Segurança nas empresas de cada um de vocês?

Já houve alguma caso polêmico relacionado à privacidade do usuário x propriedade da tecnologia e da informação na empresa ?

FONTE:
Agradecimentos ao Sandro Leite do site http://netfindersbrasil.blogspot.com

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Mesmo barrado pela Apple, Flash chega ao iPad

Após a Apple ter banido o Flash de todos os seus gadgets - iPhones, iPods touch e também iPads - muitas empresas estão buscando alternativas para reproduzir vídeos no formato. Uma delas é a RipCode, criadora de um codec especial para a reprodução de vídeos em formato Flash no iPad.
Batizado de TransAct Transcoder V6, o codec utiliza resoluções que variam de QVGA a HD 1080p, apresentando suporte a QuickTime, MP4, MPEG-TS e RTSP.
Como a criação se trata de um codec e não um app, a Apple não pode barrá-lo ou desativá-lo com as atuais ferramentas do iPad.

Fonte: Olhar Digital

terça-feira, 13 de abril de 2010

Novo sistema para iPhone traz função multitarefas ao aparelho

A partir de um sistema multitarefas no celular inteligente iPhone, a Apple anunciou que o novo sistema operacional do aparelho vai reduzir o consumo da bateria e melhorar a sua performance, segundo anúncio feito nesta quinta-feira (8), na sede da empresa, em Cupertino, na Califórnia.
O lançamento ocorre nesta quinta-feira (8) apenas para testes de desenvolvedores de interface de programação de aplicativos, segundo a Apple. Já o lançamento para usuários vai ocorrer em meados de julho, segundo a companhia.
Ng Han Guan -30.out.09/AP
Apple anunciou que o novo sistema operacional do iPhone vai reduzir o consumo da bateria e melhorar a sua performance
Apple anunciou que o novo sistema operacional do iPhone vai reduzir o consumo da bateria e melhorar a sua performance
Tarefas múltiplas
Usuários poderão, agora, executar funções múltiplas com o iPhone OS 4 --como comprar na loja virtual iTunes enquanto ouvem a rádio on-line Pandora (um desejo de usuários, de acordo com a companhia).
Também é possível executar aplicativos simultaneamente --como games e execução de outro programa. A navegação por toque permite encontrar, nas janelas, o aplicativo que o usuário deseja usar.
Outra função permitida com o iPhone OS 4, segundo a Apple, envolve o uso de aplicativos GPS enquanto se ouve música simultaneamente.
"Como fizemos isso? Observamos os milhares de aplicativos na App Store, abaixamos a necessidade que os aplicativos exigiam da plataforma, de uma maneira que economiza a bateria", disse Scott Forstall, vice-presidente sênior de software para o iPhone.
"Estamos oferecendo esses serviços como interface de programação de aplicativos para os desenvolvedores, para que eles possam adicionar as multitarefas enquanto o sistema preserva a vida da bateria e desempenho."
Aparelhos
Os aparelhos beneficiados serão o iPhone 3GS, e iPods da 3ª geração de 32 Gbytes e 64 Gbytes, lançados em 2009.
Já o iPhone 3G e o iPod Touch de 2ª geração terão o sistema operacional da Apple rodando em "muitas formas" --nas palavras da própria companhia. Na prática, isso significa que algumas características não irão rodar, como a função de multitarefas.
Mas o grande beneficiado já era esperado: o iPad, que também rodará a partir do iPhone OS 4. O lançamento para o novo produto da Apple, contudo, ocorre apenas em meados de setembro.
A Apple também afirma que loja virtual iBookstore, voltada ao iPad, estará disponível para o iPhone OS 4.
A empresa também está construindo um novo serviço para o sistema operacional do smartphone, cujo nome é Notificações Locais. Segundo a companhia, é possível marcar horário do programa de TV favorito, por exemplo, sem a necessidade de um servidor externo e apenas com um uso de aplicativo voltado a guia de televisão. 

Alfinetada
A Apple não perdeu a oportunidade para alfinetar críticos. Segundo a companhia, mais de 50 mil games estão disponíveis na loja virtual da companhia --o que supera o número de jogos para consoles portáteis para Sony e Nintendo.
"A Nintendo diz que o iPhone não é uma plataforma legítima para jogos, mas o catálogo da Apple demonstra um número dez vezes maior de títulos para o iPhone do que a Nintendo", disse um executivo da companhia durante a apresentação.
Questionado pela imprensa se havia alguma mudança da Apple em relação ao Flash ou à linguagem Java (a companhia é refratária a essas tecnologias), Jobs respondeu, sucinto e taxativo: "Não".
A companhia informa que o iPhone ganha 30 mil usuários novos por dia. 

Opera Mini 5 chega ao iPhone

E num anúncio de última hora, os utilizadores do iPhone, poderão dispor de uma nova alternativa para navegação na internet, à versão mobile do Safari. A Apple aprovou a inclusão do Opera Mini 5 na App Store. Os proprietários do smartphone da Apple poderão tirar partido de um verdadeiro peso pluma na navegação móvel.

Esta notícia surge num ambiente de alguma surpresa. Isto porque todos sabermos as políticas rígidas de aprovação de aplicações para iPhone, nomeadamente de não ver geralmente com bons olhos, aplicações que de alguma forma repliquem funcionalidades já disponíveis no iPhone OS.


Não seria a primeira vez que a Apple alegava este princípio para recusar aplicações. Do nosso ponto de vista a aprovação do Opera Mini só traz vantagem e em especial algo que até agora não existia no panorama atual de browsers no iPhone, escolha. Podemos confirmar que já está disponível em Portugal, por isso que espera? Descarregue e instale, é gratuito e ficará surpreendido pela leveza deste pequeno grande browser.
Depois de o testarmos por alguns momentos, obtivemos algumas impressões interessantes. Fica prometida uma análise em breve ao desempenho do mais rápido browser até hoje desenhado.


fonte http://pplware.sapo.pt