A partir de um sistema multitarefas no celular inteligente iPhone, a Apple anunciou que o novo sistema operacional do aparelho vai reduzir o consumo da bateria e melhorar a sua performance, segundo anúncio feito nesta quinta-feira (8), na sede da empresa, em Cupertino, na Califórnia.
O lançamento ocorre nesta quinta-feira (8) apenas para testes de desenvolvedores de interface de programação de aplicativos, segundo a Apple. Já o lançamento para usuários vai ocorrer em meados de julho, segundo a companhia.
Ng Han Guan -30.out.09/AP | ||
Apple anunciou que o novo sistema operacional do iPhone vai reduzir o consumo da bateria e melhorar a sua performance |
Tarefas múltiplas
Usuários poderão, agora, executar funções múltiplas com o iPhone OS 4 --como comprar na loja virtual iTunes enquanto ouvem a rádio on-line Pandora (um desejo de usuários, de acordo com a companhia).
Também é possível executar aplicativos simultaneamente --como games e execução de outro programa. A navegação por toque permite encontrar, nas janelas, o aplicativo que o usuário deseja usar.
Outra função permitida com o iPhone OS 4, segundo a Apple, envolve o uso de aplicativos GPS enquanto se ouve música simultaneamente.
"Como fizemos isso? Observamos os milhares de aplicativos na App Store, abaixamos a necessidade que os aplicativos exigiam da plataforma, de uma maneira que economiza a bateria", disse Scott Forstall, vice-presidente sênior de software para o iPhone.
"Estamos oferecendo esses serviços como interface de programação de aplicativos para os desenvolvedores, para que eles possam adicionar as multitarefas enquanto o sistema preserva a vida da bateria e desempenho."
Aparelhos
Os aparelhos beneficiados serão o iPhone 3GS, e iPods da 3ª geração de 32 Gbytes e 64 Gbytes, lançados em 2009.
Já o iPhone 3G e o iPod Touch de 2ª geração terão o sistema operacional da Apple rodando em "muitas formas" --nas palavras da própria companhia. Na prática, isso significa que algumas características não irão rodar, como a função de multitarefas.
Mas o grande beneficiado já era esperado: o iPad, que também rodará a partir do iPhone OS 4. O lançamento para o novo produto da Apple, contudo, ocorre apenas em meados de setembro.
A Apple também afirma que loja virtual iBookstore, voltada ao iPad, estará disponível para o iPhone OS 4.
A empresa também está construindo um novo serviço para o sistema operacional do smartphone, cujo nome é Notificações Locais. Segundo a companhia, é possível marcar horário do programa de TV favorito, por exemplo, sem a necessidade de um servidor externo e apenas com um uso de aplicativo voltado a guia de televisão.
Alfinetada
A Apple não perdeu a oportunidade para alfinetar críticos. Segundo a companhia, mais de 50 mil games estão disponíveis na loja virtual da companhia --o que supera o número de jogos para consoles portáteis para Sony e Nintendo.
"A Nintendo diz que o iPhone não é uma plataforma legítima para jogos, mas o catálogo da Apple demonstra um número dez vezes maior de títulos para o iPhone do que a Nintendo", disse um executivo da companhia durante a apresentação.
Questionado pela imprensa se havia alguma mudança da Apple em relação ao Flash ou à linguagem Java (a companhia é refratária a essas tecnologias), Jobs respondeu, sucinto e taxativo: "Não".
A companhia informa que o iPhone ganha 30 mil usuários novos por dia.
fonte http://www.folha.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário