sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Conquistando clientes com o Facebook


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Algumas empresas ainda consideram o Facebook uma ameaça a sua produtividade, outras o julgam inútil, chegam a desencorajar o seu uso e até proibem seus funcionários de terem acesso a ele durante o expediente.
Mas a grande realidade é que o Facebook se tornou uma ferramenta de comunicação em escala global para empresas que querem estabelecer contato com novos e velhos clientes, seja para fazer uma nova venda ou fazer uma venda adicional para um cliente já fidelizado.
Lembre-se de pautar seu plano de ação em interagir continuamente com os clientes, seria ruim para sua imagem descontinuar sua página no Facebook (vai dar a impressão ausência de competência) isto prejudica a sua credibilidade, então antes de começar defina “quem, onde, quando” isso vai consumir capital humano, físico e temporal. Defina suas metas em números de fãs, visitas, clicks e finalizações de venda.
Para isto tenha uma ferramenta virtual para finalizar sua venda, agendar sua visita ou demonstração como um site ou um blog.
Antes de prosseguir é importante esclarecer que, como o tema é rico e exige explicação clara, vou publicar uma série de artigos sobre ele, e assim tentar elucidar a maior parte das nuances que o título sugere, este é o primeiro de outros que virão, conto com a curiosidade e comentários de todos.
Dividi a tarefa de conquistar clientes com o Facebook em 3 frentes de esforços:
O número total de fãs é a métrica mais expressiva no Facebook. Como resultado, o aumento gradual em sua base de fãs é um dos principais meios de mostrar seu sucesso do marketing social.
Por este motivo:
1- Coloque seus esforços em aumentar o seu número de fãs:
- Planeje ações que beneficiem os usuários que são fãs da sua página, e divulgue. A chave é um forte apelo à ação, que irá estimular os visitantes que o fazem pela primeira vez, a terem acesso ao conteúdo reservado para os fãs. Organize sorteios, descontos e o envio de brindes gratuítos se estiver ao seu alcance (financeiramente falando), qualquer item que tenha valor (ebooks, publicações restritas, ingressos de eventos, etc.), use a criatividade e faça parcerias com empresas que oferecem produtos que completem os seus, mas condicione tudo ao cliente “curtir a sua página” lembre-se o objetivo principal é aumentar a sua audiência (o número de fãs).
- Use os plugins do Facebook para incentivar conexões em todos os conteúdos publicados no site ou blog de sua empresa, inclua em suas mensagens, no seu status, nos artigos, um lembrete para instruir seus fãs a clicarem em “curtir isso” no Facebook.
Assim será mais provável ele aparecer em “feeds de notícias e dos amigos” dos usuários que gostarem do conteúdo, levando as pessoas a descobrir mais sobre sua página.
- Peça para seus amigos e camaradas que apoiam o seu negócio? ajudem em algumas discussões, a divulgar seu conteúdo,você pode recompensá-los com publicidade ou retribuir o favor. É mais fácil pedir a um amigo do que à um estranho. Certifique-se que o conteúdo é interessante o suficiente para levá-los a falar. use sua conta pessoal e página estrategicamente, assim você
verá uma enorme vantagem em ter novos amigos para ser seus fãs, enquanto eles estão começando a conhecê-lo melhor.
- Se você já construiu uma rede de contatos e tem outra conta no Twitter, Orkut ou linkedIn isto pode ser um ponto positivo para seus planos, utilize seus contatos em outras redes sociais para promover sua página do Facebook. Seus seguidores podem transmitir a sua mensagem em ambas as plataformas sociais, chegando a um maior público sobre o seu negócio.
- Use um aplicativo chamado Facebook Questions, que permite a todos, como Fan Pages, a responder e fazer perguntas para toda a comunidade da rede. Do mesmo modo que o LinkedIn Answers, o Facebook Questions é um excelente lugar para se estabelecer como um líder em conhecimento no setor, uma oportunidade de consolidar-se como referência em um tema, que pode ser o setor em que a sua empresa atua, além de ser uma maneira gratuita para conhecer melhor os seus fãs e potenciais clientes no Facebook.
- Use o Diretório Facebook e Facebook Search para localizar outras páginas no seu nicho e observe as discussões públicas com base em termos de pesquisa relacionadas ao seu negócio. Crie ou participe de um grupo, fórum ou site, de assunto correlato ao seu campo de atuação, e então sempre use uma assinatura com um link da sua página no Facebook. Enquanto sua participação na comunidade nicho é apreciado, há uma maior chance dos outros membros visitarem e se tornarem fãs da sua página. Ninguém está preocupado com a sua informação a menos que você se destaque da multidão.

Considere os caminhos acima como opções para formar o seu próprio hall de ações, o importante é aparecer e colocar o seu nome ou marca no mapa, chega de anonimato para as suas idéias, conquiste seu lugar ao sol, espero ter colaborado na reflexão do assunto e que isto seja para você um norte, aguarde pelos próximos posts que darão continuidade nas duas frentes de esforços para realizar a  tarefa de conquistar clientes com o Facebook.

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