O Google anunciou hoje que liberará uma atualização de segurança para todos os aparelhos que rodam o sistema operacional Android. Ela resolve uma falha de segurança denunciada por pesquisadores da Universidade de Ulm (Alemanha) no início desta semana e que permitia o vazamento de informações pessoais dos usuários.
Getty Images
99% dos aparelhos com Android apresentavam a falha de segurança
O comunicado enviado pelo Google ao site ComputerWorld no dia 18/05 dizia que "a empresa começará a implementar uma atualização que resolve uma falha potencial do Android que pode, em certas circunstâncias, permitir que terceiros acessem dados disponíveis em aplicativos de contatos e agenda. Essa atualização não requer nenhuma ação dos usuários e será implementada globalmente nos próximos dias".
De acordo com os pesquisadores, a falha ocorre no protocolo de autenticação das versões 2.3.3 (Gingerbread) e anteriores e permite acesso a informações armazenadas nos servidores do Google. A atualização do Gingerbread para a versão 2.3.4 resolve o problema, mas cerca de 99% dos usuários que não tiveram acesso à nova versão continuavam vulneráveis ao problema.
Essa falha deixa os detalhes de autenticação de usuários de redes WiFi (que não utilizam senhas) expostos, alguns dos dados que acabam ficando vulneráreis são o calendário e a lista de contatos. No comunicado a companhia revelou:
“Hoje começaremos uma correção para uma falha de segurança em potencial que, em certas cirscunstâncias, permite que terceiros tenham acesso a dados disponíveis no calendário e contato. Essa correção não requer ação dos usuários e será lançada mundialmente nos próximos dias.”
Com a atualização de segurança, os aparelhos continuarão com as versões que já utilizam do Android, mas, segundo o Google, o sistema não apresentará mais a falha de segurança encontrada pelos pesquisadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário